domingo, 20 de julho de 2014

A Psicomotricidade na Matemática

O que é Psicomotricidade?  
A Psicomotricidade é o estudo do homem por meio de seu corpo em movimento. Percebe o homem de forma global, entendendo a relação existente entre o cognitivo, o afetivo e motricidade. Baseia-se na ideia de que estas funções são intimamente ligadas na criança. 

Fundamentos da Psicomotricidade: 
  • Esquema Corporal: a formação do "eu";
  • Lateralidade: dominância lateral. 
  • Estruturação Espacial: 
  1. Orientação Espacial
  2. Organização Espacial
  • Pré-escrita: desenho e grafismo.

Dentre esses fundamentos, o que nos ajudará no trabalho da matemática na Educação Infantil será o fundamento de "estruturação espacial". Este, trata da estruturação do mundo exterior tendo como base um referencial, um objeto ou pessoas e está subdividido em: Orientação Espacial, que é quando a criança domina os diversos termos espaciais e orienta-se. E organização Espacial, quando a criança consegue organiza esses termos. 
Os primeiros contatos que a criança tem com mundo são de ordem espacial, cujo os quais estão presentes em qualquer atividade da criança. E sustentando a ideia da psicomotricidade, ele também diz que o processo dessa dominação do espaço pela criança começa na utilização do seu próprio corpo. 


LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática / Sérgio Lorenzato - 2. ed. rev. e ampliada - Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil / A. de Meur e L. Staes; [Tradutoras Ana Maria Izique Galuban e Setsuko Ono]. - São Paulo: Manole, 1989.


Nenhum comentário:

Postar um comentário