Essas atividades trabalham alguns dos processos mentais de aprendizagem da matemática, citados por Sérgio Lorenzato.
Atividade 1:
Material: O numerais de zero a nove, cada um em uma cartela, com a respectiva quantidade de objetos ao lado do numeral.
Atividade: Essas cartelas podem ser utilizadas de diferentes modos, sendo alguns deles:
- o professor pode apresentar todas a cartelas de maneira desordenada e pedir para que as crianças as ordenem;
- o professor também pode fazer dois conjuntos de cartela e separar a turma em dois grupos. Em seguida, ele dará para cada grupo um conjunto contendo nove cartelas. Um grupo jogará uma cartela sobre a mesa e em seguida o outro grupo jogará outra. O grupo que jogar a cartela com o número maior, terá pose sobre as duas cartas. Durante todo o jogo, o professor deverá acompanhar e perguntar se o grupo sabem porque estão ganhando ou perdendo.
- Semelhante ao modo anterior, porém após um grupo jogar uma cartela, o outro grupo deverá jogar uma cartela com número superior à que foi jogada.
Objetivo: Favorecer a aquisição da noção de ordem, maior/menor e a correspondência entre quantidade e numeral.
Atividade 2:
Material: Os numerais de zero a nove, cada um em uma cartela, com quantidade, a escrita do numeral e o numeral.
Atividade: Distribuir as cartelas de forma desordenada para as crianças, para que possam ordenar baseando-se nos numerais.
Objetivo: utilizar o zero como número de menor valor; ordenar até nove; facilitar a tradução entre as linguagens pictórica e numérica.
Atividade 3:
Material: Conjunto de sólidos (caixas ou fundos de garrafa plásticas) de tamanhos diferentes, tal qual se encaixem uns nos outros.
Atividades: Entregar ao alunos esses sólidos e pedir que coloquem os menores dentro dos maiores.
Objetivo: Reforçar as noções de incluir, caber, estar dentro.
Atividade 4:
Materiais: Barras coloridas cuisenaire. Professor também, dependendo da situação e de sua criatividade, poderá criar barras coloridas com outro material.
Atividade: As crianças devem ordenar as barras do menor para o maior, e depois ir contando tocando nas barras.
Objetivo: Utilizar a numeração oral.
Atividade 5 :
Material: Conjunto de cartelas contendo diferentes frutas, animais, brinquedos, etc; cada cartela deverá ter um só desenho.
Atividade: Apresentar todas as cartelas juntas, pedindo às crianças que separem por algum critério. Em seguida, deverá perguntar a elas qual foi o critério utilizado.
Objetivo: Classificar com apenas um atributo.
Atividade 6:
Material: Cinco cartelas, cada uma com um só desenho variando de tamanho em cada cartela. E outro conjunto de cinco cartelas idênticas as cinco anteriores.
Atividade: Os alunos deverão comparar as dez cartelas e corresponder as que tiverem os mesmos tamanhos, formando pares.
Objetivo: desenvolver a percepção de tamanhos semelhantes.
Essas e muitas outras atividades podem ser encontradas em:
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática / Sérgio Lorenzato. - 2 ed. rev. e aplicada - Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática / Sérgio Lorenzato. - 2 ed. rev. e aplicada - Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
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