Sergio Lorenzato em seu livro " Educação Infantil e Percepção Matemática" disserta sobre os 7 processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática, que ajudem o professor a ter sucesso na organização de situações que propiciem a exploração matemática pelas crianças, sendo eles: a correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. O não trabalho desses processos com as crianças, podem apresentar grandes dificuldades para aprender os números, contagem, noções de medidas e quantidades, além das noções espaciais. Abaixo definiremos, segundo Lorenzato, cada processo.
- Correspondência: É o ato de estabelecer relação "um a um". Ou seja, cada elemento corresponde a outro elemento. Por exemplo, para cada pé um sapato, cada panela a sua tampa. A correspondência é o processo mental fundamental para a construção dos conceitos de números e das quatro operações.
- Comparação: É o ato de estabelecer semelhanças ou diferenças. Esse processo envolve noções elementares como as de tamanho, de distancia e de quantidade.
- Classificação: É o ato de separar em categorias a partir das semelhanças ou diferenças.
- Sequenciação: É o ato de fazer suceder a cada elemento um outro, sem considerar a ordem entre eles. A escolha do seguinte não deve ser feita por critérios preestabelecidos.
- Seriação: É o ato de ordenar uma sequencia a partir de um critério. Por exemplo, a organização dos alunos na fila, obedecendo a ordem crescente.
- Inclusão: É o ato de abranger um conjunto por outro. Por exemplo, meninos e meninas em crianças. Agrupa conjuntos a outros.
- Conservação: É o ato de perceber que a quantidade não depende da posição ou organização.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática / Sérgio Lorenzato. - 2 ed. rev. e aplicada - Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
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